terça-feira, 26 de março de 2013

Umectação

A resenha de hj é sobre... tchan tchan tchan: Umectação!

Peraih, umectação? Que por** é essa?

Sim... Eh um nome muuuuuito estranho, mas quem tem o cabelo ruim como o meu, com certeza já ouviu falar.

A umectação é uma especie de preparação do cabelo para a "agressão" que o pobrezinho sofrerá ao se passar shampoo. Essa técnica repõe os nutrientes do cabelo e protege a extensão dos fios contra as agressões do cabelo. Agora pergunte-me: como faço umectação? A intenção é essa, prender vc, colaborador até o fim do post, pois só revelarei na ultima linha como a tecnica é feita!

PERAÍ! eh brincadeira, n precisa pular tudo e ir direto pro final... Volta aqui!


Pois é... vendo essa foto acho que ja deu pra perceber, né? Umectação nada mais é do que o uso de óleos no cabelo para devolver os nutrientes à fibra e torna-la mais saudáveis. Antes que vc saia correndo pra cozinha e derrame um litro de óleo Soya no cabelo, algumas coisas precisam ser esclarecidas...

Umectação é feita com óleo essencial, ou seja, não adianta comprar em perfumaria akeles vidrinhos de óleo de amendoas, oleo de uva, de babosa ou algum outro, pois se vc observar na composição, uma grande parte é parafina liquida, o que estraga toda a intençao do processo.

Mas uma duvida meu grande Guru Thales Pedrolo... Eu tenho que gastar mais de 100 reais comprando um vidrinho de óleo essencial pra conseguir fazer isso? É logico que não, estamos no Brasil gente! Brasileiro é extremamente inteligente e criativo!!! Um óleo muuuuuito bom e facilmente encontrado é o azeite de oliva! Uma garrafa no supermercado custa em média 12 a 15 dinheirinhos e rende muito!

Receio de se passar azeite de oliva no cabelo? Isso é algo que precisamos vencer para continuar! O cheiro não é agradavel, certo? Mas o resultado vale a pena! Um mes fazendo isso e vc nota uma diferença boa no cabelo.

Vamos ao processo:

Dependendo do tamanho e volume do seu cabelo, use de uma a duas colheres de azeite de oliva, ok?
Aqueça em banho-maria até o azeite ficar morno. Não exagere, pois ele corre o risco de esquentar muito e te queimar ( acho que essa não é a intençao). Evite usar coisas metalicas, tipo colher e recipiente. Ouço tanto o povo falar que não pode usar que tenho até medo d usar e explodir, sei lá. Separe seus cabelos em mechas e aplique o oleo morno no comprimento e nas pontas. ATENÇÃO: ISSO EH FEITO NOS CABELOS SECO, NÃO MOLHE NEM LAVE-OS. Não vai ser muito facil de espalhar, entao tenha paciencia pra não quebrar o cabelo.

Apos passar o óleo, deixe-o no cabelo durante um tempo consideravel, Há quem deixe 30 minutos, há quem deixe 2 horas. Isso vai da disponibilidade, paciencia e persistencia, pois ficar com a cabeça fedendo a salada durante muito tempo não é pra qualquer um, né? Tem que ser muuuuito macho! rs

Lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Se quizer hidrata-los, pode também. A umectaçao nada mais é do que um reforço no cuidado do cabelo, portanto vc fará normalmente sua rotina de cuidados, ok? Faça umectação uma vez por semana e sinta a diferença, principalmente se tiver cabelos secos. Vale realmente a pena, viu...

Agora uma ressalva: e cabelos curtos? pode-se também fazer umectaçao. Agora os cuidados são maiores. Você pode usar um óleo mais leve, assim não correndo o risco da raiz ficar parecendo papel toalha dpois d secar batata frita, pode-se lavar uma vez a mais o cabelo com shampoo para retirar bem o óleo ou pode-se ter cuidado redobrado na hora de passar para que o oleo nao chegue à raiz do cabelo.

FIKA DICA!

SEM UMECTAÇÃO
COM UMECTAÇÃO
Piadinha... não aguentei, hehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário